top of page

Os lendários AMS Neve

Já expressei por aqui meu apego aos plug-ins da Universal Audio. Depois que passei a usar o processamento externo UAD-2 Satellite senti maior naturalidade no funcionamento dos plug-ins e simulação dos grandes hardwares.


Os plug-ins são desenvolvidos pelos próprios fabricantes de outboards de estúdio, como UREI, Neve, Manley, Shadow Hills, API, Lexicon e outros. E cada parâmetro tem o range perfeito, além do signal flow como nos originais analógicos.


Um CLA 2a da Waves, por exemplo, tem o gain reduction afetado quando altera-se o ganho de entrada, diferente do La 2a orginal, que tem o estágio de ganho na saída e não altera a compressão, assim como nas versões da UAD.


Mas hoje vim falar de 2 novos exemplares adquiridos recentemente, que já estão fazendo a verdadeira diferença nas produções.


O Equalizador NEVE 1081, com estágio de ganho de pré, como nas lendárias consoles NEVE e coloração muito próxima aos 1073, porém com mais ponta de frequência e uma banda a mais no equalizador. É impressionante o som aplicado em vozes e violões (aonde realmente pude testar), sendo que somente com o ganho do preamp, é possível trazer brilho e homogeneidade nos canais.


A outra novidade é o lendário compressor NEVE 33609, muito usado como buss compressor de bateria pelo famoso engenheiro de mixagem Chris Lord Alge. Também encaixa muito bem no master bus e como compressor modelador em masterizações. Pude testar e usar nestas duas últimas aplicações e senti muita leveza no som, além de oferecer um limiter discreto com duas velocidades de attack, que pode melhor preparar as próximas ferramentas da cadeia de uma masterização.


Junto a outros exemplares do acervo Toque Grave, estes 2 lendários NEVE vão fazer a diferença na sua próxima produção. Confira no site os plug-ins licenciados da Universal Audio, solicite seu orçamento de gravação e agende uma reunião de planejamento sem compromisso!


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page